matrícula:
senha:
 




27/02/2014 - Crianças mais saudáveis comem a mesma comida dos pais
 

Crianças que comem a mesma refeição que os pais têm maior probabilidade de manter uma dieta saudável em relação às crianças que comem uma comida diferente. A conclusão é de uma pesquisa da Universidade de Edimburgo, que analisou hábitos familiares de mais de 2 mil crianças de cinco anos. O estudo descobriu outro fato interessante: os primogênitos mantinham dietas mais saudáveis do que o segundo ou terceiro filho.

O fato de as crianças comerem ou não como os pais teve o maior impacto na dieta delas, independente de seu nível socioeconômico. Outros hábitos analisados, como o horário e local da refeição ou até mesmo o humor da família durante esse momento, que são costumes importantes, acabaram não se mostraram tão relevantes.

Porém, os cientistas afirmaram que boa parte dos pais não tinham uma boa relação com a hora da refeição. Cerca de 25% deles afirmaram que nunca ou raramente era uma ocasião agradável para todos. Além disso, 20% dos entrevistados disseram que nunca ou raramente tinham oportunidade de conversar durante as refeições, já que elas eram feitas muito rapidamente.

“Oferecer ‘comida de criança’ como a refeição principal pode resultar em uma dieta com menos nutrientes. É provável que em casos nos quais crianças fazem refeições especiais elas estejam comendo uma comida menos nutritiva”, afirmou Valeria Skafida, pesquisadora do Centro de Estudos para Famílias e Relacionamentos da Universidade.

Assim sendo, já que os pequenos podem ser mais saudáveis ao comerem o mesmo que os pais, é preciso sempre oferecer e consumir refeições ricas em nutrientes, em ambiente calmo.

Adaptado de: Revista Crescer
Imagem: corbis.com





 

Copyright, © 2017, Centro Escolar Aquarela. All rights reserved. Direitos autorais reservados. Reprodução proibida.
Projeto Web: Insenic Interactive do Brasil