matrícula:
senha:
 




09/10/2014 - Como escolher frutas e verduras?
 

Confira dicas para fazer a escolha certa na hora de comprar algumas frutas e verduras:

ABACATE: Se estiver muito duro, ainda não está bom para o consumo. Prefira os mais firmes e pesados, com casca lisa e sem manchas. Para saber se estão maduros, faça uma leve pressão com os dedos, assim, a casca deve ceder.

ALCACHOFRA: As folhas devem estar bem fechadas, sem manchas escuras. O talo deve estar flexível, característica que demonstra que a alcachofra está pronta para o consumo.

BANANA-PRATA: Prefira as frutas mais firmes, sem partes moles ou machucadas; a casca deve ser lisa, com pequenas manchas. Quanto mais escura e manchada a casca, geralmente, mais madura a banana está, devendo ser consumida rapidamente para evitar que estrague.

LARANJA-PERA: Deve ser firme; as frutas muito moles normalmente estão passadas. Prefira as de casca lisa e fina, pois contêm mais suco e são mais doces. Frutas maduras demais têm grande redução de vitamina C em sua composição.

MAÇÃ-FUJI: Escolha as fruta mais firmes e com a casca lisa, sem cortes e machucados, que podem favorecer o crescimento de bactérias patogênicas. A cor da casca deve ser bem vermelha, o que indica uma fruta mais doce.

MAMÃO: A casca deve ser firme, sem partes machucadas e manchas brancas de fungo, muito comuns nesta fruta. Prefira as cascas mais amareladas, já que o mamão verde dificilmente amadurece fora do pé.

PEPINO: A casca mais rugosa indica que já está passado, por isso, deve ser lisa com uma coloração vibrante.

TANGERINA: A casca costuma ser grossa, deve ser lisa e não ter manchas escuras, amassados ou apresentar sinais de que está perdendo líquido.

TOMATE: Deve ter a casca lisa, sem furos, machucados ou manchas. Tomates amolecidos geralmente estragam mais rápido, além de ter menos sabor. Para fazer molhos, prefira os mais vermelhos. Evite comprar tomates verdes, pois podem não amadurecer.

BRÓCOLIS: Os brócolis-ninja devem ter a coloração verde, sem manchas amareladas, que indicam que o produto já está velho. Observe também os talos para ver se estão livres de pequenos insetos. Já os brócolis comuns devem ter a coloração verde-escura, os talos firmes e folhas frescas; se os botões de flores estiverem abertos, significa que já passou do ponto.

BETERRABA: Prefira aquelas com folhas menores, que significa beterrabas mais macias. A casca deve ser uniforme e a raiz firme. Se for consumir as folhas, prefira as frescas e com coloração mais vivas.

MOSTARDA E ALMEIRÃO: As folhas devem ser firmes e verdes. Folhas amareladas e murchas devem ser descartadas.

Fonte: Revista Nutri Experience
Imagem: corbis.com





 

Copyright, © 2017, Centro Escolar Aquarela. All rights reserved. Direitos autorais reservados. Reprodução proibida.
Projeto Web: Insenic Interactive do Brasil