matrícula:
senha:
 




22/05/2014 - Bebês podem comer açúcar?
 

Não. Mas por quê?

O leite materno é levemente adocicado e influenciado pela alimentação da mãe, por isso, o bebê já conhece o sabor doce e tende a gostar mais dele. Se oferecermos iogurte adoçado, chocolate, ele vai se “esbaldar”. O que temos que introduzir na alimentação complementar são os outros sabores, azedo, amargo, salgado, ácido. O bebê de seis meses a dois anos está descobrindo os alimentos e as consistências, não tem nenhuma necessidade orgânica de açúcar, não sente falta dela e não sofrerá se não comê-la.

Algumas razões para não dar açúcar ao bebê:

- Açúcar branco é caloria vazia, não tem nutrientes importantes para o organismo. Quando em excesso, aumenta muito a chance de obesidade, diabetes, câncer e outras doenças.

- Entre 1 ano e meio e 3 anos, o apetite dos pequenos diminui e eles entram numa fase chamada “mini-adolescência”. Muitos param de comer ou tornam-se seletivos. Aqueles acostumados a comer açúcar, certamente, enfrentarão muito mais dificuldades nessa fase e a família sofrerá mais.

- Quanto mais oferecermos os alimentos adoçados artificialmente, mais o bebê vai preferir esse tipo de alimento e mais difícil será introduzir outros sabores.

- O açúcar mascara o sabor original do alimento e o bebê passa a recusá-lo quando oferecido da forma natural.

- Açúcar dá cárie e predispõe a várias outras doenças.

O bebê está provando tudo, portanto, vai aprender o que você ensinar! A necessidade de comer alimentos doces é do adulto. Ele não sabe que um suco de limão tem que ter açúcar, não sabe que a banana pode ficar melhor com achocolatado; esta necessidade é nossa. O carboidrato que ele precisa para ter energia já está presente nas frutas e na papinha salgada em quantidades suficientes. Se acrescentamos, começamos a vida dele com excessos, e, no futuro, vamos nos arrepender.

Lembre-se: ao nascer, o bebê é uma página em branco. Nós é que escrevemos os primeiros capítulos da história da vida dele. O que você deseja para o seu filho? E o que está escrevendo nas primeiras páginas da história da vida dele?

Adaptado de: http://carinhoacadapasso.com.br/16-09-2013-bebes-podem-comer-acucar
Imagem: corbis.com





 

Copyright, © 2017, Centro Escolar Aquarela. All rights reserved. Direitos autorais reservados. Reprodução proibida.
Projeto Web: Insenic Interactive do Brasil