matrícula:
senha:
 




03/10/2013 - Papinha industrializada é mais doce e tem menos nutrientes que a feita em casa
 

Elas parecem saudáveis: não têm conservantes nem adição de açúcar e são vendidas em sabores que poderiam ter saído da cozinha mais próxima, como espaguete à bolonhesa e carne com legumes. Mas, segundo um estudo publicado no "British Medical Journal", as papinhas industrializadas têm menos nutrientes e menor diversidade de sabor e de textura do que as feitas em casa.


Os pesquisadores da Universidade de Glasgow analisaram 479 alimentos industrializados para bebês feitos entre outubro de 2010 e fevereiro de 2011 no Reino Unido.

Do total, 364 eram papinhas e mais da metade delas, 65%, eram doces. O trabalho concluiu ainda que a papinha pronta fornece, em média, metade da energia e das proteínas em relação à caseira.

Segundo os autores, bebês têm uma preferência inata por doces. E a exposição repetida pode influenciar as preferências futuras.

No Brasil, não há uma análise semelhante recente, segundo a pediatra Roseli Sarni, da diretoria da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Ela conta que as papinhas mudaram de cinco anos para cá, atendendo a pedidos da entidade médica. "Tiraram açúcar, adicionaram leite em algumas delas. Mas não consideramos que seja um alimento completo."

O problema é que as papinhas salgadas quase sempre excluem algum grupo de alimento, quando o bebê deveria comer de tudo.

Para a nutricionista Carolina Cabral da Costa Silva, outro porém são os ingredientes em excesso. As de fruta não têm só fruta."Elas sempre têm um amido e suco de maçã, para adoçar", afirma Carolina, uma das criadoras do blog Fechando o Zíper (http://fechandoziper.com/ Vale a pena conferir!).

"Já as salgadas têm mais de um alimento do mesmo grupo, como batata e macarrão. A criança não aprende a reconhecer sabores."

Pelo mesmo motivo, a nutricionista Cláudia Lobo recomenda que as papinhas caseiras tenham pedacinhos e sejam servidas com os alimentos separados. "Se há maior variedade de sabores, a criança vai crescer gostando de mais alimentos."

Entre no site da notícia para visualizar um esquema completo de como preparar papinhas para bebês de 6 a 12 meses de idade: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2013/09/1342994-papinha-para-bebe-industrializada-e-mais-doce-e-tem-menos-nutrientes-que-a-feita-em-casa.shtml





 

Copyright, © 2017, Centro Escolar Aquarela. All rights reserved. Direitos autorais reservados. Reprodução proibida.
Projeto Web: Insenic Interactive do Brasil