matrícula:
senha:
 




04/07/2013 - 7 mitos e verdades sobre os alimentos orgânicos
 

Há algum tempo, ouvíamos que não se podia comer tal fruta naquele momento porque não estava em sua época. O morango, por exemplo, só estava disponível nas feiras e mercados lá pela metade do ano, quando a temperatura caía. Agora, é comum o acesso a vegetais mesmo fora de sua estação. Mágica? Não. Para dar conta de tantas bocas pelo mundo, o homem passou a produzir alimentos em grande quantidade, sentindo necessidade de acelerar a produção dos mesmos por meio de agrotóxicos na agricultura. Como você pode imaginar, o impacto disso vai além do nosso estômago.
Por outro lado, surgiram os alimentos orgânicos, que são cultivados de maneira tradicional, isentos de agrotóxicos, representando mais sabor e saúde.
Assim, muitas dúvidas foram suscitadas em torno deste tipo de produto. Leia abaixo 7 mitos e verdades sobre os orgânicos:

1. São mais saudáveis?
VERDADE. Por serem desenvolvidos sem acréscimo de hormônio e/ou agrotóxicos, os alimentos orgânicos são muito mais saudáveis que os tradicionais, repletos de produtos químicos que aceleram seu crescimento.

2. São mais caros?
VERDADE. Já que são produzidos em baixa escala e têm um tempo de colheita superior aos plantados com derivados químicos, os orgânicos têm o preço mais caro. Encare como um investimento que você faz em si mesmo, em função do preço mais elevado, mas que pode ser uma forma de economizar com remédios, no futuro.

3. Ajudam o meio ambiente?
VERDADE. Sim, o cultivo é sustentável e, só pelo fato de não contaminar o solo com agentes químicos, já é uma forma de ajudar o meio ambiente.

4. Aumentam o risco de intoxicação alimentar?
MITO. Por estar exposto a eventuais pragas e intempéries, muita gente pensa que pode ocasionar intoxicação alimentar, mas isso não é verdade, já que você não vai se alimentar de algo que está estragado.

5. Fazem perder peso?
MITO. O consumo de produtos orgânicos está relacionado a uma alimentação saudável, mas não possui conexão direta com emagrecimento.

6. Podem ser consumidos crus?
VERDADE. Os alimentos de origem vegetal podem ser consumidos crus. O preparo deve ser igual ao dos outros produtos tradicionais, com a vantagem de que os orgânicos são isentos de agrotóxicos.

7. Podem ser consumidos sem lavar?
MITO. Não possuem agrotóxicos, mas possuem sujeira e micro-organismos como qualquer alimento, portanto, a higienização prévia ao consumo é essencial.

Imagem: Corbis.com





 

Copyright, © 2017, Centro Escolar Aquarela. All rights reserved. Direitos autorais reservados. Reprodução proibida.
Projeto Web: Insenic Interactive do Brasil