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07/03/2013 - 8 simples substituições que ajudam a reduzir o colesterol
 

Fazendo as trocas certas no seu cardápio, é possível baixar o colesterol e, ainda assim, alimentar-se de maneira saborosa. Hoje, trouxemos 8 dicas de fáceis trocas para manter níveis saudáveis de colesterol:

1. Substitua os petiscos fritos por oleaginosas (amendoim, pistache, castanhas, nozes, avelã): Enquanto os petiscos fritos são ricos em gorduras saturadas, que contribuem para o aumento do colesterol; as oleaginosas possuem gorduras monoinsaturadas, que promovem redução do LDL (mau colesterol), sem contar na maior quantidade de vitaminas e minerais.

2. Troque o pão branco por pão integral com sementes de aveia e/ou linhaça: O pão branco é rico em carboidratos refinados, que são rapidamente absorvidos pelo organismo e transformados em glicose; enquanto os pães integrais têm fibras alimentares, importantíssimas para auxiliar na absorção e maior excreção de colesterol. Muitos estudos comprovam a ação hipocolesterolêmica da beta-glucana, a fibra solúvel presente na aveia.

3. Para cozinhar, utilize óleo de soja, girassol ou canola em vez de manteiga: A manteiga é feita da gordura do leite, que é saturada e aumenta o mau colesterol, enquanto os óleos vegetais são ricos em gorduras que fazem bem à nossa saúde.

4. Substitua o queijo prato por ricota ou tofu (queijo de soja): Assim como a manteiga, o queijo é derivado do leite e possui grande quantidade de gorduras maléficas ao organismo. A ricota é obtida através do soro do leite, portanto, seu teor de gordura é baixíssimo. Contudo, a melhor opção é o tofu, pois vários estudos comprovaram a eficácia da soja na redução do colesterol.

5. Troque molhos com maionese por azeite de oliva: Enquanto a maionese é rica em gordura saturada e colesterol, o azeite de oliva possui gorduras monoinsaturadas que, além de auxiliarem na redução do LDL, têm função anti-inflamatória. Mas preste atenção: não é só porque se trata de uma gordura saudável que se pode consumir à vontade.

6. Em vez de tomar refrigerantes, passe a beber suco integral/natural de uva: Refrigerantes são ricos em açúcar e sódio que, em excesso, podem trazer prejuízos à saúde. Já o suco natural de uva é rico em resveratrol e flavonoides, substâncias que aumentam a excreção do mau colesterol e reduzem o risco de aterosclerose.

7. Substitua as bolachas recheadas por torradas integrais: Bolachas recheadas, além da alta quantidade de açúcar, corantes e conservantes, são riquíssimas em gorduras saturadas e trans, altamente maléficas à saúde, pois aumentam a produção de LDL. Já as torradas integrais, assim como os pães integrais, possuem fibras que auxiliam na eliminação no colesterol.

8. Troque a carne vermelha por peixes de águas frias e profundas (salmão, atum, sardinha, arenque e cavala): A carne bovina é constituída de proteínas e gorduras saturadas, enquanto estes peixes são abundantes em ômega 3, uma gordura poli-insaturada que reduz os níveis de triglicerídeos e colesterol. Possui, ainda, função anti-inflamatória e diminui o risco de entupimento das artérias. Só não vale fritar o peixe: prefira assar, cozinhar ou grelhar.

Faça as escolhas certas e viva com muita saúde.

Fonte: www.equilibraconsultoria.com.br
Imagem: www.corbis.com





 

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