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06/11/2012 - Alimentação saudável na gestação
 

A gestação é um período especial na vida de cada mulher e, justamente por consistir em algo tão importante, requer carinho e cuidado para que a saúde da mãe e do bebê fiquem em dia. Leia estas 10 dicas para uma gravidez saudável:

1. Fazer, pelo menos, 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pular as refeições.
2. Incluir diariamente alimentos do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dar preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
3. Comer diariamente legumes e verduras como parte das refeições e frutas nas sobremesas e lanches.
4. Comer feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
5. Consumir diariamente leite e derivados (preferencialmente desnatados), e carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.
6. Consumir óleos vegetais ou azeite todos os dias, mas com moderação, pois podem aumentar o peso, quando em excesso. Ficar atenta aos rótulos dos alimentos e escolher aqueles com pequenas quantidades ou isentos de gorduras trans.
7. Evitar refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.
8. Diminuir a quantidade de sal na comida e retirar o saleiro da mesa. Evitar consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.
9. Beber, no mínimo, 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dar preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
10. Praticar, pelo menos, 30 minutos de atividade física todos os dias e evitar as bebidas alcoólicas e o fumo. Manter o peso dentro de limites saudáveis.

Em caso de náuseas e vômitos:

1. Evitar alimentos ricos em gordura e fritos;
2. Consumir refeições menores e mais frequentes (6 refeições por dia, em média);
3. Evitar alimentos embutidos e condimentados (salsicha, salame, presunto);
4. Experimentar alimentos salgados ou ácidos (limão, laranja, abacaxi);
5. Ficar longe de odores que provoquem aversão ou enjoo;
6. Não consumir líquidos 1 a 2 horas antes e depois de comer.





 

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