matrícula:
senha:
 




08/03/2012 - Intolerância à Lactose
 

O termo "intolerância à lactose" é designado para pessoas que, por conta de pouca ou nenhuma produção da enzima lactase, não conseguem realizar a digestão da lactose presente nos produtos lácteos (leite e seus derivados).
A lactose é o açúcar presente no leite que precisa de uma enzima denominada lactase para transformar a lactose em glicose e
galactose, mossacarídeos que nosso organismo utiliza como fontes de energia.
A falta ou a deficiência da produção desta enzima faz com que a lactose chegue intacta ao intestino grosso sem poder ser absorvida pelo organismo, sendo, assim, fermentada pelas bactérias presentes naturalmente no organismo e provocando gases e os demais sintomas típicos de indigestão, como diarreia, distensão abdominal, náusea e, em alguns casos, constipação.
Existem vários níveis de intolerância, que dependem da deficiência de cada organismo.
A intolerância à lactose não possui cura, mas é possível amenizar os sintomas limitando ou evitando a ingestão de alimentos que contêm leite e/ou seus derivados.
Já existem no mercado enzimas que ajudam, em alguns casos, a diminuir os problemas causados pela deficiêcia da lactase, mas para seu uso procure um médico ou nutricionista.


Giseli Cristiani Kratz
Nutricionista CRN10-2407
Centro Escolar Aquarela





 

Copyright, © 2017, Centro Escolar Aquarela. All rights reserved. Direitos autorais reservados. Reprodução proibida.
Projeto Web: Insenic Interactive do Brasil