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10/07/2010 - Constipação Infantil
 

Uma alimentação equilibrada e com um conteúdo adequado de fibras, pode prevenir a constipação no primeiro ano de vida. Observe abaixo algumas dicas:

• Incluir diariamente alimentos ricos em fibras, de fácil aceitação, como: pão integral, aveia, canjica, feijão, palmito, ameixa seca, frutas ao natural e verduras cruas.

• Quanto às frutas, dê preferência para consumi-las ao natural, evitando purês e sucos. Pois a fibra estará inteira, auxiliando melhor o intestino. É importante lembrar que existem frutas que podem causar constipação, como a goiaba e a banana, observe com atenção se o alimento realmente está fazendo com que a constipação piore.

• Se a criança tem dificuldade de aceitar legumes e vegetais folhosos, experimente misturar esses alimentos nas diferentes. Outra sugestão é substituir parte da farinha de trigo, no preparo de bolos, por aveia, farelo de aveia ou trigo integral.

• Horários regulares para as refeições fazem com que a criança coma volumes suficientes de comida, fazendo o intestino ter melhor funcionamento. Aquela que come de pouquinho em pouquinho não estimula o intestino.

• Depois do primeiro ano de vida é esperado que a criança já consuma os alimentos consistentes, igual à da família. Alimentos pastosos contém menor quantidade de fibras, importante para o melhor funcionamento do intestino.

• É importante que a criança consuma água, pelo menos quatro copos por dia. A água é fundamental para umidificar as fezes, deixando macias e facilitando a evacuação.

• Atividade física regular (como brincadeiras ao ar livre) também auxilia a combater a constipação.

Segue abaixo uma lista de sugestão para vitaminas. Todas precisam acrescentar aveia, que pode ser em flocos ou em farelo, pois irá acrescentar dose extra de fibras. Outra opção interessante é o uso de farinha de linhaça, que também fornece boa quantidade de fibras. Podem ser adoçadas com açúcar ou mel (para evitar o botulismo deve ser oferecido somente para crianças acima de 1 ano).

Aveia em flocos finos sabor frutas vermelhas + leite + mamão + maçã
Aveia sabor mel + leite + abacate
Aveia sabor chocolate + leite + banana
Iogurte natural + suco de cenoura + suco de laranja + 1 colher de suco de limão + aveia em flocos
Leite + aveia em flocos + ameixa seca
Iogurte natural + manga + aveia
Leite + maçã + pêssego + aveia em flocos
Suco de maracujá + pêra + aveia em flocos
Leite + abacate + melão + farinha de linhaça
Leite + morango + suco de limão + aveia em flocos
Leite + morango + aveia em flocos
Leite + suco de laranja + banana + aveia em flocos
Leite + suco de cenoura + laranja + farinha de linhaça
Iogurte natural + suco de beterraba + morango + aveia em flocos
Iogurte de coco + ameixa seca + aveia
Leite + suco de beterraba + farinha de linhaça
Leite + abacaxi + hortelã + aveia em flocos





 

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